As 3 esferas da amizade e seus impactos

Yoseph Santos
2 min readDec 8, 2021

--

Inicio a série “Especialista de pessoas” baseada no livro do Tiago Brunet cujo o título do livro é o mesmo nome da série que estou começando: “Especialista de pessoas”.

A ideia é trazer alguns pontos para vocês do conteúdo do livro e conseguir compartilhar boas reflexões para sua vida de forma bem direta e curta.

A Esfera dos Íntimos

São amizades que valorizam mais presença do que presente, estão juntos no dia da angústia, são aquelas pessoas que buscamos conselhos quando estamos confusos ou precisando de um apoio.

Essa é a classe de amigos que você contará nos dedos de uma mão. É preciso ter muita consciência que nem todos têm sabedoria suficiente para serem íntimos dos outros.

Esse círculo ele é necessário para sobreviver, sem essas pessoas íntimas ao seu lado a vida fica muito mais complexa. É o famoso alguém para ligar, desabafar, chorar no ombro, contar segredos e sonhar juntos.

Se essa esfera for reprimida, há sérias consequências emocionais e sociais.

A Esfera dos Necessários

São amizades que estão contigo pelo que você representa. São aqueles amigos de infância, que estão nas festas de aniversário, comemoram as vitórias, se alegram por você, a famosa galera do social…

É muito bom, faz uma falta emocional, são necessários para o bem-estar e para nossa caminhada nesta terra!

A Esfera dos Estratégicos

São as amizades que de alguma forma destravam e abrem caminhos para os negócios que estamos envolvidos. É uma via de mão dupla, você terá uma grande participação no apoio dos negócios deles como eles terão no seu.

Os estratégicos se aproximam por um plano de conquista comum. É uma esfera de muita gratidão e parceria.

Conclusão

Muita das vezes queremos fazer negócios com amigos íntimos só porque confiamos neles. Por outro lado, queremos contar os segredos para amigos necessários. Com esse tipo de confusão de esferas, nós mesmos causamos os embaraços da nossa vida, pois falta maturidade para separar os assuntos e pessoas em suas devidas áreas.

Nossa tendência é misturar as coisas, e é isso que sempre dá errado. Ria, mas cuide para quem contará seus sonhos; Abrace, mas cuide para quem está abrindo seu coração; Compartilhe na mesa, atento para não revelar seus próximos passos para quem pode atrapalhar seus pensamentos e entusiasmos.

É claro que existem pessoas que cruzam mais de uma dessas esferas e ok, sem problemas. Compartilho esse conhecimento acreditando que causará um bem maior no seu dia a dia.

--

--

Yoseph Santos

Bridging Technology and People to Build Customer-Centric Solutions